sexta-feira, 19 de março de 2010


Manifesto Surrealista

O ponto principal do pensamento surrealista é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.
O movimento surrealista chegou nos anos 20 com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que vem do inconsciente e não poupa a imaginação.
A principal característica dos artistas surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites, deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a partir do ponto em que a razão humana perde o controle.
Nos primeiros momentos, meses e anos de vida, cada toque, movimento e emoção sentidos por uma criança traduzem-se em explosão de atividade elétrica e química no cérebro, uma vez que bilhões de células estão se organizando em redes que requerem trilhões de sinapses entre si. Nesses primeiros anos da infância, experiências e interações com os pais, os membros da família e outros adultos influenciam a maneira como a mente de uma criança se desenvolve com o impacto tão grande quanto o de fatores como nutrição adequada, boa saúde e água limpa.
A criança transforma aquilo que aprende de acordo com sua capacidade interna e nata, tornando-se transformadora da aprendizagem, criadora, se essa capacidade de aprendizagem e oportunidade lhe for oferecida.

A professora Luciene passou o tema problema para o grupo poder resolver,no qual ela quer que nós montamos uma coreografia que envolva o surrealismo e uma técnica de poder passar o aprendizagem para a criança no qual envolva o lúdico... o grupo se reuniu e discutimos muito o que nós iríamos fazer,criamos uma idéia bem bacana que envolva os movimentos no qual Laban fala que O MOVIMENTO , A AÇÃO DE UMA PARTE DO CORPO DEVE SER SEMPRE ENTENDIDA EM RELAÇÃO AO TODO , POR QUE ESTE ESTARÁ SEMPRE AFETANDO E SENDO AFETADA POR ESTE, SEJA POR UMA RELAÇÃO HARMÔNICA OU DE CONTRAPOSIÇÃO. LABAN BASEOU-SE NO PARADIGMA DE QUE O MOVIMENTO HUMANO É SEMPRE CONSTITUÍDO DOS MESMOS ELEMENTOS, SEJA NA ARTE, NO TRABALHO, NA VIDA COTIDIANA.
NOS AUXILIA A ENTENDER O SER HUMANO ATRAVÉS DO MOVIMENTO , NOS MAIS DIVERSOS ASPECTOS E PODE SER APLICADA NOS DIVERSOS SETORES DA ATIVIDADE HUMANA: ARTES, EDUCAÇÃO, TRABALHO,PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário