sexta-feira, 21 de maio de 2010


Benefícios da atividade física na melhor idade

Na elaboração de um programa de exercícios físicos é importante ter o conhecimento específico sobre a faixa etária em que o indivíduo está inserido e sobre as modificações que ocorrem neste período, além de considerar também as peculiaridades individuais
Para se obter essa qualidade de vida é necessária que haja um equilíbrio e um bem-estar entre o homem como ser humano, a sociedade em que vive e as culturas existentes.
Devemos sempre estar cientes de que, "uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida
O envelhecimento é marcado por um decréscimo das capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, velocidade e dos níveis de VO2 máximo, dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida saudável (MARQUES, 1996).
Existe um consenso, que os objetivos de um programa de exercícios devem estar diretamente relacionados com as modificações mais importantes e que são decorrentes do processo de envelhecimento. Desse modo, um programa de exercícios para idoso deve estar direcionado: a) ao melhoramento da flexibilidade, força, coordenação e velocidade: b) elevação dos níveis de resistência, com vistas a redução das restrições no rendimento pessoal para realização de atividades cotidianas; c) manutenção da gordura corporal em proporções aceitáveis. Esses aspectos irão influenciar na melhoria da qualidade de vida (MATSUDO & MATSUDO, 1992; APELL & MOTA, 1991; MARQUES, 1996) e poderá atenuar os efeitos da diminuição do nível de aptidão física na realização de atividades diárias e na manutenção de um maior grau de independência (MARQUES, 1996).
O programa de exercícios para idosos deve proporcionar benefícios em relação às capacidades motoras que apóiam a realização das atividades da vida diária, melhorando a capacidade de trabalho e lazer e alterando a taxa de declínio do estado funcional (MARQUES, 1996; FARO JR., LOURENÇO & BARROS NETO, 1996c; ACSM, 1994).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

dança

Adolescencia







essas fotos representam minha adolescencia no ensino medio.

Adolescência
A adolescência tem dupla origem etimológica e caracteriza muito bem os acontecimentos desta etapa da vida. Ela vem do latim ad (a, para) e olescer (crescer), significando a condição ou processo de crescimento. Adolescência também significa adolescer, origem da palavra adoecer. Temos então aptidão para crescer não só no sentido físico mas no psíquico) e para adoecer( termos de sofrimento emocional, com as transformações biológicas e mentais que ocorrem nesta faixa da vida).
Adolescência é um conceito bastante recente, tendo se desenvolvido entre o final da Primeira Guerra Mundial e o inicio da Segunda Guerra Mundial, entre 1918 e 1939, até então se passava da infância à idade adulta. Sigmund Freud, por exemplo, nunca usou a palavra adolescência, pois ela não existia no idioma alemão de seu tempo, referia-se juventude ou puberdade.
A Organização Mundial de saúde (OMS) considera a adolêscencia como constituida em duas fases: a primeira, dos 10 anos aos 16 anos, e, a segunda, dos 16 aos 20 anos. O Estatuto da criança e do adolescente situa esta etapa entre 12 e 18 anos sendo o indivíduo regido por leis especiais que o protegem e isentam da responsabilidade judicial de seus atos, porém oferecem sistema de re-educação social. Em geral a adolescência é caracterizado por etapas:
• A adolescência inicial (10 a 14 anos) é cauterizada, basicamente, pelas transformações corporais e alterações psíquicas derivadas destes acontecimentos.
• A adolescência média (de 14 a 17 anos) tem como seu elemento central as questões relacionadas à sexualidade, em especial, a passagem da bissexualidade para a heterossexualidade.
• A adolescência final (de 17 a 20 anos) tem vários elementos importantes, entre os quais o estabelecimento de novos vínculos com os pais, a questão profissional, a aceitação do novo “corpo” e dos processos psíquicos do “ mundo adulto”.
Esta divisão em idades é totalmente arbitrária quando vemos adolescentes antes dos 10 anos ou assim como após os 20 anos. A Adolescência é uma transformação bio-psico-social e não deve ser confundida com a puberdade que diz respeito apenas às mudanças anátomo-fisiológicas. Esse processo estará na dependência dos aspectos sociais, econômicos e culturais da sociedade onde ele se desenvolve. A filosofia Socrática também pode ser comparada com a adolescência, pois da mesma forma que Sócrates reunia- se com as pessoas da época em praças públicas e dialogando com todos desde as prostitutas e os mendigos, até a elite da sociedade ateniense utilizando métodos como a ironia, que era o questionamento para levar as pessoas a reconhecerem a própria ignorância e levá-los ao autoconhecimento, e a maiêutica que era a arte de dar a luz às próprias idéias. Desses dois métodos temos duas frases célebres atribuídas a ele “Sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”, esta última que estava escrita no Oráculo de Delfos. A adolescência é a fase na qual as pessoas tornam-se questionadoras da realidade, das normas morais e de tudo que as cercam. Esse questionamento se dá, porque é uma nova fase da vida em que o autoconhecimento começa a se desenvolver e a pessoa passa a ter sua própria visão de mundo.


Pensando no quadro Burning Giraffe de Salvador Dalí com relação à adolescência, vemos as gavetas abertas na figura azul fêmea, que Dalí em uma data mais tarde descreveu como "Femme cóccix" (mulher osso da cauda). Essas gavetas são as memórias que ficam guardadas no inconsciente do adolescente, mas que são reprimidos devidos questões e regras da sociedade.